Celebrar a vitória <br>sobre o nazi-fascismo
«Nos 70 anos da derrota do nazi-fascismo: Celebrar a vitória, defender a Paz» é o tema da conferência que o CPPC promove no sábado, 16, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza – Rua Viriato 13, Núcleo 6,1.º), com a participação do presidente e vice-presidente do CPPC, respectivamente Ilda Figueiredo e Rui Namorado Rosa, e dos representantes dos movimentos da paz na Bélgica, Mário Frassen, e da Irlanda, Roger Cole. Na ocasião será inaugurada uma exposição com o mesmo título da conferência.
Nos dias 8 e 9 de Maio, o CPPC, para assinar data, contactou com as populações de Lisboa e do Porto, e participou, juntamente com outras organizações e movimentos, num cordão humano na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em Setúbal, e num debate na Sociedade Musical Capricho Setubalence.
Entre 6 e 9 de Maio, Filipe Ferreira, da Direcção Nacional do CPPC, integrou uma delegação do Conselho Mundial da Paz que participou nas comemorações em Moscovo, Rússia (ver pág. 25).
Ontem, 13, a convite do Grupo Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, no Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo esteve na conferência «70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo – Unidade na luta pela paz e contra o fascismo e a guerra», que teve lugar em Bruxelas.
Festa de celebração
A Associação Iúri Gagárin promoveu, no sábado, 9, no Clube Estefânia, em Lisboa, uma festa de celebração do 70.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo na II Guerra Mundial, que incluiu uma exposição de fotografias soviéticas, uma sessão pública que contou com as intervenções de Dulce Rebelo e do Coronel Baptista Alves, e um brinde com degustação de gastronomia russa. O momento contou ainda com as «Canções de resistência» de Sofia Lisboa e Vanessa Borges e com a actuação dos «Bisnetos dos libertadores», alunos da primeira Escola Eslava de Lisboa.